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Ementário

  • TURISMO E HOSPITALIDADE:  Introdução ao turismo: histórico, conceitos e tipologia. Conjunto das relações operacionais  (mercado  turístico,  oferta,  demanda).  Relações  Humanas  e Hospitalidade. O Bacharel em Turismo e Hotelaria. Situação atual e tendências da área. Terminologia técnica.
  • ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO: Caracterização geográfica das regiões brasileiras. O espaço: diversidade e tipologias. Movimentos e fluxos turísticos domésticos. Polos de atração turística e potencialidades nacional e regional.
  • LAZER E ENTRETENIMENTO: Teorias do Lazer. Processo evolutivo do lazer. A indústria do lazer e do entretenimento. Políticas e espaços de lazer. Técnicas de lazer e recreação.
  • LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO: Funções da linguagem. Tipologia textual: narração, descrição, dissertação. Gêneros textuais. Coerência e coesão. Produção Textual. Redação oficial e comercial. Obstáculos à comunicação. Técnicas de oratória.
  • METODOLOGIA CIENTÍFICA: Ciência,  pesquisa  e  metodologia.  Normalização  de  trabalhos técnico-científicos. Componentes do projeto de pesquisa. Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Pesquisa bibliográfica.
  • HISTÓRIA E PATRIMÔNIO: Conceitos  de  história,  cultura  e  patrimônio.  Patrimônios materiais  e imateriais: aproximações e distanciamentos. As práticas culturais na história brasileira. A importância da história e do patrimônio cultural como produto turístico. Relações étnico raciais. História e cultura afro-brasileira e indígena.
  • INGLÊS INSTRUMENTAL I: Elementos constitutivos da Língua Inglesa para a comunicação na área de Turismo e Hotelaria. Revisão de tempos verbais. Vocabulário técnico da área de turismo, hotelaria, restauração e afim.
  • ADMINISTRAÇÃO APLICADA: Fundamentos  históricos  da  Administração.  Conceito  e  processo Administrativo:  planejamento,  organização,  direção  e  controle.  Os  desafios  da Administração  contemporânea.  O  Ambiente  de  negócios.  A  organização  e  sua estrutura.  Escola  moderna  da administração  e  tendências.   Escola  das  relações humanas. A abordagem sistêmica e contingencial. O processo decisório.
  • LEGISLAÇÃO DO TURISMO: Noções do direito. Fontes do direito. Regime jurídico da atividade turística. Legislação aplicada aos serviços turísticos. Legislação sanitária. Direito ambiental. Direito do consumidor. Responsabilidade civil e comercial.
  • SISTEMA DE TURISMO – SISTUR: Conceitos  e  definições  de  SISTUR.  Conjunto  das  relações ambientais. Organização estrutural do SISTUR. Dinâmica do SISTUR. Operadores de mercado.
  • ECOTURISMO: Aspectos conceituais de ecoturismo no Brasil e no mundo. Base conceitual do ambiente natural para o turismo. Turismo na natureza: rural, aventura, agroturismo. Risco  e segurança  para  turistas  e  excursionistas.  Produtos  para  a  prática  do ecoturismo.
  • ECONOMIA DO TURISMO: Microeconomia:  conceito;  oferta;  demanda;  equilíbrio  de  mercado. Mercados: estrutura; tipos de mercados e fatores de produção. Mercado Turístico: a oferta Turística; a demanda turística; agentes, complexidades; e a empresa turística. Sistema  econômico. Macroeconomia:  conceito;  PIB;  PNB;  renda  per  capita. Desenvolvimento  econômico  e conceito.  Crescimento  econômico  e  conceito. Desenvolvimento  sustentável:  conceito  e  desafios.  Sistema turístico  na  economia regional, nacional e internacional. Globalização do turismo.
  • GESTÃO DE PESSOAS: Organizações e as pessoas. A Gestão e formação de Pessoas: conceito e fundamentos. Cultura e clima organizacional na administração com pessoas. Atração e seleção de pessoas. Treinamento, desenvolvimento e educação para o trabalho. Competências e gestão de desempenho. Liderança e motivação. Formação e gestão de equipes. Empregabilidade; planejamento e gerenciamento de carreira.
  • TÉCNICAS DE PESQUISA: Tipos de pesquisa. Métodos e técnicas de pesquisa. Particularidades da pesquisa em turismo. Projeto de pesquisa aplicado. Definição do objeto e estruturação do instrumento de pesquisa. Análise dos dados e elaboração do relatório de pesquisa.
  • MARKETING TURÍSTICO: Introdução aos conceitos de marketing. Evolução do conceito de marketing. Definição  das  orientações  da  empresa  em  relação  ao  mercado.  Descrição  do composto mercadológico. Análise dos ambientes de marketing.  Administração de marketing. Gestão do composto de marketing. Variáveis internas das organizações do turismo: sistema organizacional, produto, preço, ponto de distribuição e promoção. Variáveis externas a organização: segmentação de mercado, bases e estratégias, perfil do turista. Diferenciação e segmentação das indústrias hoteleiras. Concorrência. Gestão de marcas no turismo.
  • INGLÊS INSTRUMENTAL II: Estruturas gramaticais para a compreensão e expressão oral e escrita. Vocabulário técnico usual na área de turismo e hotelaria. Situações convencionais em hospedagem, restauração, agências e transportes.
  • GESTÃO AMBIENTAL: Desenvolvimento  e  meio  ambiente.  Recursos  ambientais.  Tripé da Sustentabilidade.  Marketing  e  rotulagem  ambiental.  Gestão  ambiental  aplicada  ao turismo e hotelaria. Sistema de Gestão da sustentabilidade – ABNT NBR 15333:2007 e 15401:2006. Ciclo PDCA. Educação Ambiental.
  • PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TURISMO I: Turismo e qualidade de vida. Turismo e impactos. Teoria básica I: conceitos, objetivos, abrangência, prazos, ciclo de vida do produto, formulação de objetivos, estratégias  e  métodos.  Teoria  básica  II:  inventário,  diagnóstico, prognóstico, ações/diretrizes  e  controle.  Política  Nacional  de  Turismo:  definição,  estrutura  e diretrizes.
  • MEIOS DE HOSPEDAGEM: Evolução histórica dos meios de hospedagem. Classificação e tipologia dos meios  de  hospedagem.  Estrutura  organizacional  e  operacional  dos  meios  de hospedagem  (administrativo,  comercial,  hospedagem,  lazer).  Automação  hoteleira (utilização de softwares de gestão). Legislação hoteleira. ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.
  • AGÊNCIAS E TRANSPORTES: Histórico de agências de viagens no Brasil e no mundo. Vocabulário técnico. Principais atividades e serviços. Tipologia, classificação e particularidades. Estrutura organizacional.  Sistemas  globais  de  distribuição.  Processo  de  abertura  de  uma agência de viagens. Planejamento e desenvolvimento de pacotes. Cálculos tarifários. Custos e definição de margens de lucro. Modalidades de transporte e sua importância no sistema turístico.  Mercado  doméstico e internacional.  Legislação para  o setor. Tecnologia da informação aplicada ao transporte turístico. Tendências nos transportes turísticos. Legislação.
  • PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS: Conceituação,  características  e  objetivos dos  eventos.  Impactos econômicos, sociais e culturais da atividade de eventos. Captação, planejamento, comercialização,  divulgação,  organização,  administração  e  operacionalização  de
    eventos.  Planejamento  de  marketing  do  evento.  Recursos  humanos,  financeiros, materiais e equipamentos na estrutura e organização de eventos. Eventos e interrelação com a infraestrutura turística: agências de viagens, meios de hospedagem, transportadoras, equipamentos de alimentos e bebidas, etc. Cerimonial e protocolo.
  • PRODUÇÃO E TÉCNICAS DE SERVIÇOS EM ALIMENTOS E BEBIDAS: Gastronomia,  cultura  e  culinária.  Principais  tradições  culinárias internacionais. A cozinha  brasileira e seus regionalismos. Elaboração e apresentação de  menus,  ficha  técnica  e  espelho  de  custo.  Princípios  da  nutrição,  higiene  e segurança dos serviços de bebida e alimentação. Princípios da degustação de vinhos. Métodos e técnicas dos serviços de atendimento em alimentos e bebidas (mise en place).
  • PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TURISMO II: Atrativos turísticos: potencial, real e recursos. Metodologias e diagnósticos para núcleo receptor: Método CDP, SWOT e ZOOP. Elaboração de diagnóstico do núcleo receptor: revisão do inventário, fichas de diagnóstico, percentuais, textos de análise e quadro SWOT. Metodologias de elaboração de propostas de ação: objetivos, justificativa, metodologia, parcerias e prazos.
  • EMPREENDEDORISMO: Análise de mercado. Aspectos legais e burocráticos que envolvem a criação de empresas, produtos e serviços. Registro de ideias e/ou produtos. Componentes de um plano de negócios. Elaboração de um plano de negócios.
  • GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA: Administração  financeira.  Fluxos  financeiros, elaboração  e  análise. Orçamento  financeiro,  de  caixa  e  de  capital.  Planejamento  financeiro para empreendimentos turísticos. Controle orçamentário. Fontes de Financiamento. Estudo de viabilidade para projetos turísticos e hoteleiros.
  • ORGANIZAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ROTEIROS TURÍSTICOS: Conceituação de roteiros turísticos. Tipos de roteiros turísticos. Cálculos tarifários. Sistematização. A identidade e caracterização do turismo regional/integrado. A importância do turismo integrado. Planejamento e operacionalização de um roteiro integrado. Vantagens do turismo integrado. Sensibilização das comunidades para o turismo integrado. O marketing do turismo integrado.
  • GESTÃO DE RESTAURANTES E SIMILARES: Roteiros gastronômicos. Organização física e funcional de restaurantes. Tipologias de estabelecimentos em alimentos e bebidas. Gerenciamento operacional: cargos,  funções  e  fluxos  de  trabalho.  Administração  de  custos  de  alimentação. Almoxarifado em alimentos e bebidas.
  • CONSULTORIA TURÍSTICA: Empreendedorismo.  O  papel  do consultor  turístico.  O  planejamento  e técnicas  de  soluções  de  problemas.  Atributos  e  atividades  do  consultor. Características dos problemas organizacionais, análises e tendências de mercado, diagnósticos e elaboração do relatório. Novos negócios em turismo e hotelaria.
  • ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E PATRIMÔNIO: Introdução à administração de materiais. Classificação de materiais. Gestão de estoques. Compras. Fornecedores. Armazenagem e Distribuição. Informatização de estoque. Supply chain management (logística). Patrimônio.
  • LIBRAS: Introdução:  aspectos  clínicos,  educacionais  e  sócio  antropológicos  da surdez. A Língua de Sinais Brasileira – Libras: características básicas da fonologia. Noções  básicas  de  léxico,  de morfologia  e  de  sintaxe  com  apoio  de  recursos audiovisuais; Noções de variação. Praticar Libras: desenvolver a expressão visual-espacial.
  • OBSERVAÇÃO: Na 6ª fase serão realizadas o Estágio Obrigatório e elaborado o Trabalho de Conclusão de Curso. Para estas atividades não há ementário, tendo em vista que os conteúdos e bibliografia requeridos dependem da área escolhida para atuação do acadêmico e toda apreensão de informações técnicas obtidas durante o curso.